top of page

Os 5 Desafios Das Equipes [PDF] [6gm3833m4fe0] - E-book library[^2^]

  • arclousalpufepe
  • Aug 13, 2023
  • 6 min read


Você precisa saber que a construção de equipes é conceitualmente simples, organizada e direta. Existem duas grandes verdades sobre a organização das equipes. A primeira é que a maioria das organizações NÃO CONSEGUE REALIZAR o trabalho em equipe. E a segunda verdade é que aquelas equipes que tentam fazer um bom trabalho, geralmente esbarram em CINCO GRANDES DESAFIOS.


As equipes trabalham de maneira eficaz quando cada membro compreende, endossa e se compromete com as metas. Sem compromisso, os esforços se dissipam. Em outras palavras, o trabalho da equipe não é trabalho EM EQUIPE. Cada um age por conta própria.




os 5 desafios das equipes pdf 13



Não se esqueça, membros de equipes bem-sucedidas confiam uns nos outros, trocam ideias e debatem sem reservas. A equipe se responsabiliza mutuamente, mostrando assim, que cada indivíduo é uma parte importante da equipe.


Bem, esse relato é um pouco da história profissional de Marcelo Neves. É claro que tem muitos causos, desafios e alegrias durante essa jornada. Se tem algo que Marcelo aprendeu durante os anos é que devemos aprender a gostar do que se faz. Algo bem diferente, do que se defende, de que devemos fazer aquilo que se ama.


O mais famoso livro de Patrick Lencioni (2002) discorre sobre a existência de cinco disfunções a serem trabalhadas para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance, um paradigma muito utilizado desde então, desde o meio esportivo ao de equipes em empresas.


Assim como tantas outras teorias e disciplinas que compartilho, ao convergirem aos mesmos princípios e fundamentos que balizam a formação de times ágeis, vem a corroborar metodologias e boas práticas fundamentadas em equipes auto-organizadas.


Em um modelo mais tradicional de liderança, a opção era estabelecer metas, métricas e monitoramento, durante décadas estabelecer pressão e exigências era a estratégia recomendada. Em Agile o investimento é no desenvolvimento de equipes e pessoas, cerne da auto-organização.


Ao se fecharem, as equipes com falta de confiança, hesitam em pedir ajuda e feedbacks, tiram conclusões precipitadas, sem tentar esclarecê-las, não reconhecem o trabalho uns dos outros e moldam seu comportamento apenas para causar boa impressão.


Em um cenário ideal, as equipes possuem foco total no objetivo e, dessa forma, reduzem o comportamento minimalista, evitam distrações, comemoram resultados e não se sentem confortáveis com o fracasso.


Um pequeno estudo em 2008, mostrando que equipes ágeis eram mais eficazes que as equipes tradicionais, apontou que: "Por ser baseada em numerosos colaboradores pessoais, a produtividade é quase sempre a medida mais difícil de ser melhorada nas organizações." Tathagat Varma, gerente geral de uma grande empresa de soluções em gestão de desempenho em TI, questionou-se se a melhoria da produtividade num ambiente ágil poderia estar relacionada a aprimoramentos no trabalho em equipe. Então ele fez uma análise dos valores e práticas ágeis, mapeando-as para os Cinco Desafios de uma Equipe - Uma Fábula sobre Liderança, de Patrick Lencioni. Este artigo pode ser útil para discussão dos benefícios da agilidade com gerentes que tenham achado o livro de Lencioni útil.O livro de Lencioni usa um modelo de 5 disfunções (a pirâmide de é invertida aqui para mostrar como a confiança é a disfunção mais básica, e que as demais são construídas sobre ela)


Segue um resumo de algumas conclusões de Varma:Confiança: Além das óbvias práticas de construção da confiança (práticas ágeis recomendam o diálogo cara-a-cara, feedback diário, retrospectiva), equipes ágeis também são pequenas, de forma que os membros da equipe não competem pois geralmente devem ter habilidades e atribuições complementares entre si. Conflito: Equipes ágeis se empenham juntas nas atividades como definições de trabalho, tomadas de decisão, apresentação para os clientes e retrospectivas. Ainda que a maioria desse trabalho conjunto possa potencialmente incentivar um clima de competição, a abordagem ágil favorece o que Lencioni chama de "conflito produtivo" - em que as equipes têm reuniões interessantes e animadas, extraem e exploram ideias de todos os membros da equipe e minimizam questões políticas.Comprometimento: Práticas ágeis recomendam fortemente que todas as coisas sejam dirigidas e estejam sob controle da equipe - e o progresso e o sucesso podem ser meramente medidos pelo grau de envolvimento que tenha sido experimentado pela equipe..Responsabilidade: Além da ênfase das recomendações Agile sobre comprometimento claro e responsabilidade frequente, equipes ágeis são pequenas e trabalham com forte colaboração; o trabalho de cada membro da equipe fica visível, criando uma responsabilização pessoal (pelo trabalho em equipe e não por pressão superior).Resultados: As entregas pequenas e frequentes de software funcionando incluem transparência sobre o progresso e o valor entregue, o que reduz as possibilidade de que grandes falhas aconteçam; em particular, desde que, depois de cada iteração, o progresso da equipe seja medido em termos de valor de negócio entregue..


13. Os desafios e compromissos contidos nestas grandes conferências e cúpulas são inter-relacionados e exigem soluções integradas. Para resolvê-los de forma eficaz, é necessária uma nova abordagem. O desenvolvimento sustentável reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, o combate às desigualdades dentro dos e entre os países, a preservação do planeta, a criação do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável e a promoção da inclusão social estão vinculados uns aos outros e são interdependentes.


14. Encontramo-nos num momento de enormes desafios para o desenvolvimento sustentável. Bilhões de cidadãos continuam a viver na pobreza e a eles é negada uma vida digna. Há crescentes desigualdades dentro dos e entre os países. Há enormes disparidades de oportunidades, riqueza e poder. A desigualdade de gênero continua a ser um desafio fundamental. O desemprego, particularmente entre os jovens, é uma grande preocupação. Ameaças globais de saúde, desastres naturais mais frequentes e intensos, conflitos em ascensão, o extremismo violento, o terrorismo e as crises humanitárias relacionadas e o deslocamento forçado de pessoas ameaçam reverter grande parte do progresso do desenvolvimento feito nas últimas décadas.


O esgotamento dos recursos naturais e os impactos negativos da degradação ambiental, incluindo a desertificação, secas, a degradação dos solos, a escassez de água doce e a perda de biodiversidade acrescentam e exacerbam a lista de desafios que a humanidade enfrenta. A mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo e seus efeitos negativos minam a capacidade de todos os países de alcançar o desenvolvimento sustentável. Os aumentos na temperatura global, o aumento do nível do mar, a acidificação dos oceanos e outros impactos das mudanças climáticas estão afetando seriamente as zonas costeiras e os países costeiros de baixa altitude, incluindo muitos países menos desenvolvidos e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento. A sobrevivência de muitas sociedades, bem como dos sistemas biológicos do planeta, está em risco.


15. Este é também, no entanto, um momento de enorme oportunidade. Um progresso significativo foi feito no cumprimento de muitos desafios ao desenvolvimento. Dentro da geração passada, centenas de milhões de pessoas emergiram da pobreza extrema. O acesso à educação aumentou consideravelmente tanto para meninos quanto para meninas. A disseminação da informação e das tecnologias da comunicação e interconectividade global tem um grande potencial para acelerar o progresso humano, para eliminar o fosso digital e para o desenvolvimento de sociedades do conhecimento, assim como a inovação científica e tecnológica em áreas tão diversas como medicina e energia.


22. Cada país enfrenta desafios específicos em sua busca do desenvolvimento sustentável. Os países mais vulneráveis e, em particular, os países africanos, os países menos desenvolvidos, os países em desenvolvimento sem litoral e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento merecem atenção especial, assim como os países em situações de conflito e pós-conflito. Há também sérios desafios em muitos países de renda média.


56. Ao decidir sobre esses Objetivos e metas, reconhecemos que cada país enfrenta desafios específicos para alcançar o desenvolvimento sustentável, e ressaltamos os desafios especiais que enfrentam os países mais vulneráveis e, em particular, os países africanos, países menos desenvolvidos, os países em desenvolvimento sem litoral, os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, bem como os desafios específicos que enfrentam os países de renda média. Países em situações de conflito também precisam de atenção especial.


58. Nós encorajamos os esforços em curso pelos Estados em outros fóruns para tratar de questões-chave que representam potenciais desafios para a implementação da nossa Agenda; e nós respeitamos os mandatos independentes desses processos. Pretendemos que a Agenda e sua implementação possa apoiar, sem prejudicá-los, estes outros processos e as decisões aí tomadas.


65. Reconhecemos que os países de renda média ainda enfrentam desafios significativos para alcançar o desenvolvimento sustentável. A fim de garantir que os resultados alcançados até o momento sejam sustentados, os esforços para enfrentar os desafios em curso devem ser reforçados por meio da troca de experiências, uma melhor coordenação e um apoio melhor e direcionado do Sistema de Desenvolvimento das Nações Unidas, das instituições financeiras internacionais, das organizações regionais e de outros parceiros.


67. A atividade empresarial privada, o investimento e a inovação são os principais impulsionadores da produtividade, do crescimento econômico inclusivo e da criação de emprego. Reconhecemos a diversidade do setor privado, que vai desde as microempresas e cooperativas às multinacionais. Convocamos todas as empresas a aplicar sua criatividade e inovação na resolução dos desafios do desenvolvimento sustentável. Vamos promover um setor empresarial dinâmico e funcional, ao mesmo tempo em que protegemos os direitos trabalhistas e as normas ambientais e sanitárias em conformidade com as normas e acordos internacionais relevantes e outras iniciativas em curso a este respeito, tais como os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos e as normas de trabalho da OIT, a Convenção sobre os Direitos da Criança e os acordos-chave ambientais multilaterais, para as partes nesses acordos. 2ff7e9595c


 
 
 

Recent Posts

See All
Idle bubbles cannon mod apk

Idle Bubbles Cannon Mod APK: um jogo divertido e relaxante para todos Você ama estourar bolhas? Você quer ter uma experiência de jogo...

 
 
 

Comments


bottom of page